Quem tem direito ao Seguro Desemprego? — Saiba como receber!

Quem vem acompanhado a política do país nos últimos anos, sabe que essa má gestão dos políticos vem prejudicando os brasileiros trabalhadores, desde a crise de 2015 os trabalhadores sofrem com as consequências do déficit nos cofres públicos. Por isso é importante saber quem tem direito ao seguro desemprego.

A partir de 2017, o governo cortou grandes gastos e aumentou os impostos, para ter cifras para pagar a dívida pública e manter os serviços básicos à população. Quem tem direito a seguro desemprego é o trabalhador que foi demitido do seu emprego com um tempo de no mínimo 6 meses.

Com isso o seguro desemprego sofreu com os cortes feitos pelo governo, reajustando o abono para os trabalhadores, antes era mais fácil o trabalhador ser dispensado do seu trabalho. Em seguida iremos mostrar mais informações para os trabalhadores que foram demitido recentemente do emprego. Continue lendo!

O que é o Seguro Desemprego?

Para quem não sabe, o seguro desemprego é basicamente um auxilio de pouco período que o Governo disponibiliza para os trabalhadores que ficaram desempregado. Nada mais é, que um benefício de garantia e assistência ao trabalhador e seus dependentes durante um período temporário.

O seguro desemprego é válido somente para os trabalhadores que tenham sido demitidos sem justa causa, o benefício é validado através do recolhimento do PASEP ou do PIS que é recolhido pelo empregador enquanto ele está realizado suas atividades trabalhista, com a carteira de trabalho assinada.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego

Para quem não sabe, entenda que o trabalhador deve estar desempregado no ato da solicitação, e também não pode está recebendo nenhum tipo de benefício da Previdência Social, com a exceção de auxílio-acidente e pensão por morte, o trabalhador não poderá ter recebido o benefício do seguro nos últimos 16 meses no caso 1 ano e 4 meses.

É importante firma que o seguro desemprego, é um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, esse benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado ao trabalhador. É pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada.

Quem tem direito ao seguro desemprego?

Quem tem direito ao Seguro DesempregoO trabalhador que tem direito ao seguro desemprego já foi dito acima, que é necessário que ele esteja desempregado, tendo sido dispensado do seu posto de trabalho sem ser justa causa.

Para quem não entendeu ainda vamos firma que o seguro-desemprego pode receber entre 3 à 5 parcelas do benefício, que dependerá de quanto tempo ele trabalhou com a carteira assinada.

A seguir eu irei falar quais são os trabalhadores que se enquadra nos direitos dos trabalhadores, em listas, veja:


01 – Ter trabalhado por pelo menos 12 meses com certeira assinada para fazer a primeira solicitação do seguro desemprego;


02 –9 meses com carteira assinada para solicitar pela segunda vez, e 6 meses para solicitar pela segunda vez;


03 –Pescador artesanal, durante a época da reprodução dos peixes;


04 –Trabalhador que tenha sido recentemente resgatado de regime de trabalho escravo, ou condição semelhante;


05 – Trabalhador formal que esteja com contrato de trabalho suspenso para participação de curso de qualificação profissional oferecido pelo empregador responsável.


Novas Regras do Seguro desemprego 2018

No ano de 2015, quem recebia o benefício do seguro desemprego era mais simples. Antes era preciso que o trabalhador precisasse de apenas seis meses de trabalho para poder fazer sua primeira solicitação. Já nos tempos de hoje é preciso ter no mínimo 1 ano trabalhados para poder receber a primeira solicitação do seguro desemprego.

Isso pode te ajudar também:

Já na segunda solicitação, o trabalhador precisa ter 9 meses de carteira assinada para ter direito, na terceira apenas 6 meses, havendo também uma significativa redução do período mínimo para que o trabalhador possa ter direito ao benefício nas demais requisições.

O trabalhador tem que ficar ligado em relação ao número de parcelas, na primeira solicitação, para receber 4 parcelas, o trabalhador deverá comprovar no mínimo 12 meses trabalhados, e para o recebimento de 5 parcelas, 24 meses trabalhados.

Como receber o Seguro Desemprego

Quem tem direito ao Seguro DesempregoPara realizar o saque do seguro desemprego neste ano é um processo bastante simples. A seguir vamos mostrar os seguintes pontos para receber o benefício.

Antes de realizar esse processo, faça a consulta seguro desemprego para confirmar que seu valor foi depositado.

  • Caixa eletrônicos da Caixa Econômica;
  • Atendimento em agências da Caixa;
  • Lotéricas vinculadas à CEF;
  • Pontos de atendimento Caixa Aqui.

O trabalhador que deseja realizar o saque, é necessário que tenha em mãos os documentos pedidos como:

  • Cartão Cidadão;
  • Senha do cartão cidadão.

No caso do atendimento em agências Caixa, também é possível realizar o saque do benefício com a sua Carteira de Trabalho (CTPS).

Outra opção para receber o auxílio, é recebê-lo diretamente em conta. Para isso, basta ter uma poupança na Caixa, ou uma conta Caixa Fácil, com a parcela sendo creditada automaticamente em sua conta.

Obrigado pela preferência da leitura do nosso artigo sobre quem tem direito ao seguro desemprego, a seguir deixe um comentário falando o que achou do nosso conteúdo escrito. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *