Quais são as regiões atendidas pela Sabesp?

segunda via sabesp

Atualmente, pode-se dizer que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), contempla todas as regiões do estado de São Paulo com seus serviços, é importante enfatizar que são todas as regiões, não todos os municípios.

Aproximadamente 366 dos 645 municípios utilizam os serviços, que vão desde o fornecimento de água até a coleta de esgoto.

Além disso, a empresa também provê atendimento online a todos os clientes pelo site oficial, canal pelo qual os usuários podem pagar contas, parcelar os débitos em aberto, solicitar segunda via sabesp, entre outras possibilidades.

Trajetória da Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa brasileira que assume os serviços públicos no estado de São Paulo relacionados ao saneamento básico e distribuição de água.

É uma empresa de capital aberto, onde o maior acionista é o governo do Estado de São Paulo, que possui cerca de 50,3% das ações.

A empresa surgiu em 1973, através da Lei Estadual nº 119, ela originou-se a partir da junção de algumas empresas, são elas: Comasp (Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo), Sanesp (Saneamento de São Paulo), Saec (Superintendência de Águas e Esgotos da Capital), Fesb (Fomento Estadual de Saneamento Básico), SBS (Saneamento da Baixada Santista), Sanevale (Saneamento do Vale do Ribeira), CCAE (Companhia Cantareira de Águas e Esgotos), RAE (Repartição de Águas e Esgoto) e DAE (Departamento de Águas e Esgoto).

Atuação da Sabesp na crise Hídrica do Estado de São Paulo

Entre o período de 2014 e 2016, desdobrou-se uma crise hídrica no estado de São Paulo, que racionou a água de diversos municípios devido à falta de água.

Diante dessa situação, a empresa que presta serviços de saneamento básico ao estado de São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), foi extremamente criticada pela sua atuação, uma vez que os analistas acreditam que a empresa levou a exaustão os sistemas de abastecimento Cantareira e Alto Tietê.

Quais as estações de tratamento de esgoto da Sabesp?

Atualmente, a empresa de saneamento do estado de São Paulo possui seis estações de tratamento de esgoto, são elas: Estação de Tratamento de Esgoto do ABC (ETE ABC), Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri (ETE Barueri), Estação de Tratamento de Esgoto de Jesus Netto (ETE Jesus Netto), Estação de Tratamento de Esgoto do Parque Novo Mundo (ETE Parque Novo Mundo), Estação de Tratamento de Esgoto de São Miguel (ETE São Miguel) e Estação de Tratamento de Esgoto de Suzano (ETE Suzano).

Sabesp e a democratização do saneamento básico

Em 2014 a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), alcançou 100% de atendimento de 140 cidades no interior paulista.

O objetivo da empresa, é alcançar nos próximos anos, o mesmo atendimento a outras cidades que também utilizam seu serviço.

Isso deve ser visto como um grande avanço na qualidade de vida dos indivíduos, uma vez que grande parte das doenças que acometem as classes sociais mais pobres, provém de situações de vulnerabilidade, onde muitas famílias moram próximas a esgotos à céu aberto, ficando suscetíveis a doenças contagiosas e nocivas a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *